sábado, 25 de abril de 2009

Por uma imprensa regional rigorosa e independente

Recordo-me do período em que os jornalistas da Imprensa Regional eram considerados “profissionais de segunda”.
Recordo-me das vezes em que procurei ter acesso a algumas fontes de informação e de que isso me foi negado por ser jornalista da Imprensa Regional.
Também me recordo de como tudo mudou quando passei a ser correspondente de um órgão de informação nacional.
E recordo-me de ter prometido fazer o que estivesse ao meu alcance para mudar essa forma obtusa de olhar para um sector que tem um papel fundamental na afirmação da identidade das populações.
A pós-graduação em Imprensa Regional veio preencher uma lacuna existente na nossa oferta formativa. O sector tem características e necessidades próprias e carece, por isso, de formação especializada.
Esta pós-graduação reveste-se da maior importância, sobretudo numa época de grandes transformações, como a que atravessamos. É preciso modernizar a comunicação social regional e dar-lhe saúde financeira para que possa ser independente e credível.
Esta foi a primeira formação pós-graduada em Imprensa Regional no nosso país. O lançamento deste curso só foi possível graças ao envolvimento da Sojormedia e à abertura e colaboração da Universidade de Coimbra, através da sua Faculdade de Letras e do seu Instituto de Estudos Jornalísticos.
A formação dos profissionais da Imprensa Regional deve ser uma preocupação permanente das empresas que operam no sector. É nossa convicção que a informação de qualidade só pode vir de profissionais qualificados, empresas financeiramente equilibradas e com planeamento estratégico assente nas necessidades dos clientes (leitores e anunciantes).
Com este curso, estamos profundamente convencidos de estar a contribuir para uma Imprensa Regional rigorosa, independente e moderna.


Francisco Rebelo dos Santos
Administrador da Sojormedia

Sem comentários:

Enviar um comentário